quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

RESENHA: O Extraordinário.

Quando estava prestes a acabar o Nada Dura Para Sempre tinha acabado de compra este livro. Livros Azuis sempre me deixam com aquela sensação puto, sério. As pessoas geralmente estão cansadas de todo dia de ouvirem histórias sobre pessoas " defeituosas" , e não , elas não são, elas são todas iguais, assim como eu e você. Não são criada histórias para as pessoas na verdade, mas suas situações da vida. E, prestes a terminar ( e quando terminei) , me senti um lixo por ter pensado que essas histórias são perca de tempo.

Bem, então eu li O Extraordinário da autora R.J Palacio.


Sipnose: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade… até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade – um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.



A história é sobre um menino chamado August. Certo, até ai tudo bem, porém, ele é um garoto de 11 anos que precisa de mais cuidados, pois August possui seu rosto com algumas deformações e isso, faz as pessoas ficarem o olhando em todos os lugares que passa. A história é exatamente August e sua entrada na escola e como ele acabou se saindo lá.


Um fato importante: até então ele não havia ido a escola de jeito nenhum.


Em sua primeira vez, August conhece Jack (JackWill), Charlotte e Julius. Eles são os carinhas que ajudam August com sua entrada na escola, graças ao diretor Buzanfa, um diretor loucão com um nome - aparentemente- engraçado. Apesar de que depois Julius se mostrar inimigo e criar algumas histórias sobre a doença contagiosa ou algo parecido.


Como August de inicio é rejeitado, ele vai se sentar numa mesa com uma menina chamada Summer e que é aquela única pessoa que vai falar com August por vontade própria. A história ela tem August como personagem principal, mas também é narrado por Via ( a irmã dele) , Miranda (a amiga de August que lhe dá um capacete que August perde na infância de uma hora pra outra.), a Summer, o Jack entre outros.


No final do livro, bem perto de quando a cachorrinha do August morre [SPOILER] eu não consegui segura a emoção, sei lá, me comovi muito. Eu senti como se a autora fosse querer ser muito cruel nessa parte. Bem, enfim, adorei o livro.


O meu capitulo favorito foi o do ponto de vista de August, " Escolha ser Gentil"


' Certo ' , disse o Sr. Browne, escrevendo tudo no quadro. Quando terminou, se virou para nos encarar de novo. ' Mas ninguém falou a coisa mais importante.

Todos nós olhamos para ele, sem mais nenhuma ideia.



Nota: 4/5  4 estrelas


Nenhum comentário:

Postar um comentário